Chinesa Trumpchi vai mudar de nome para entrar no mercado americano

O grupo chinês GAC Motors participou em duas das três últimas edições do Salão Automóvel de Detroit – o principal evento do género nos EUA – e planeia entrar no mercado americano em 2019.

Mas para além da adaptação dos veículos produzidos na China aos padrões americanos, a GAC Motors terá de fazer uma mudança mais drástica: mudar o nome da sua principal marca, a Trumpchi, por razões óbvias. E se até ao ano passado este nome poderia não dizer nada aos chineses, o resultado das eleições americanas pode também levar a uma rejeição da marca dentro do próprio país, dada a enorme semelhança com o presidente Donald Trump.

"No início nunca tinha pensado nisto. Por que razão haveria de mudar de nome? O nome da nossa marca é semelhante ao nome do presidente americano e isso deveria ser bom. Mas nos EUA o nível de rejeição para Trump é bastante elevado. Isto acaba por ser uma coincidência, não tínhamos ideia que ele um dia poderia ser presidente", disse Feng Xingya, presidente do grupo GAC Motors.

A Trumpchi existe há cerca de 10 anos, e foi criada para ser a marca principal do grupo. Apesar de revelarem a intenção de mudar o nome, os responsáveis do grupo ainda não adiantaram qual será a nova designação da Trumpchi.

Em destaque